PODOLOGIA E REFLEXOLOGIA PODAL

Técnica em Podologia
Senac

Tecnóloga em Podologia (cursando)
Anhembi Morumbi

Reflexoterapeuta Podal
IOR (Instituto Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa).



.

.

" Curar QUANDO possível,

Aliviar QUASE sempre,

Apoiar SEMPRE."


Hipócrates
(460-377 a.C)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SAPATOS PARA CRIANÇAS

É frequente os pais preocupam-se com os dentes, com os olhos, e a maioria das outras partes do corpo dos seus filhos, mas não se preocuparem muito com os pés.

Os problemas nos pés de um adulto podem ter origem na infância, tendo atenção ao acomodar o calçado de criança podemos minimizar o risco de futuros problemas.
A maioria de crianças aprendem andar aproximadamente na época de seu primeiro aniversário, embora algumas aprendam meses mais cedo ou mais tarde.
Quando a criança começa a andar, os pais podem ter as primeiras perguntas sobre que sapatos usar. Uma criança em crescimento necessitará de sapatos novos com muita frequência.
Para o ajudar a responder às perguntas que poderão surgir e encontrar os sapatos apropriados, neste texto encontrará algumas sugestões da sociedade americana de ortopedia.
Ao comprar calçado para uma criança devemo-nos fazer as seguintes perguntas:

• Como é que os sapatos acomodam?

• Como a sapato é feito?

• É o tipo de sapato apropriado para a idade da criança?


 
A acomodação
 
Preste a atenção ao comprimento apropriado, à largura e à profundidade do sapato ao comprar sapatos para uma criança.

Os sapatos mal acomodados podem causar problemas do dedo do pé, unhas encravadas, dedos do pé do martelo/ garra, calos e joanetes. Os pés das crianças crescem de uma forma irregular e requerem sapatos novos cada três a quatro meses. 

A maioria dos bebes de idade avançada (16 meses da idade) cresce mais de um tamanho em dois meses. As crianças de idade 16 a 24 meses crescem uma média de um tamanho cada três meses. A criança de 24 a 36 meses de idade, cresce aproximadamente um tamanho, cada quatro meses, e crianças com 3 anos de idade cresce meio tamanho, cada quatro a seis meses.

Como infelizmente a largura não é uma possibilidade oferecida pelos fabricantes de calçado europeus, a forma de garantir controle sobre a pressão a exercer nas laterais da criança é evitar sapatos sem atacadores/cordões ou com um fecho único em tira tipo cinto, se optar por sapatos de atacadores /cordões conseguirá regular a pressão a exercer sobre os pés da criança.

Deve examinar a profundidade do sapato para certificar-se que a caixa dos dedos (cobertura dos dedos) não pressiona nos dedos do pé ou nas unhas. Procure sapatos com as caixas dos dedos arredondadas para dar aos dedos do pé liberdade de movimentos.

Construção Do Sapato:


Os sapatos são construídos por quatro partes: a gáspea (parte superior), a palmilha, a sola exterior, e o contraforte.

Parte Superior:
A parte superior do sapato de criança deve ser feita do couro, da lona, ou de materiais mais recentes como o nylon. Os pés das crianças suam de uma forma extrema, e a parte superior dos sapatos deve ser feita de materiais respiráveis. O couro ou a lona permitem que o pé respire. Evite os materiais, pouco respiráveis tal como o PVC.

Palmilha:
Certifique-se que a palmilha é feita em material respirável. Poderá procurar palmilhas acolchoados. A maioria de crianças não necessita de qualquer apoio especial para a arcada. Todos os bebes com menos de 16 meses possuem os pés planos ("raso/chato") e apenas desenvolvem as arcadas dos pés por volta dos 6 a 8 anos.



Sola:

A sola exterior fornece a tracção, amortecimento, e a flexibilidade aos sapatos. Algumas solas são demasiado grossas, inflexíveis ou agarram o chão em demasia, podendo causar quedas, devendo ser por isso evitadas.

Contraforte:
O contraforte deve ser firme o suficiente para oferecer apoio medial/lateral dos pés da criança, sem no entanto ser demasiado rígido.


Salto:
As crianças não necessitam os saltos nos sapatos. As solas lisas facilitam a caminhada. As crianças mais velhas podem usar sapatas com saltos, mas não devem ser demasiado elevados (maior do que um centímetro) maiores que isso poderá fazer com que o pé deslize para a frente, forçando os dedos do pé contra os sapatos.

Os Sapatos Apropriados

Sapatos Pre-caminhada:

Existem determinados tipos de sapatos apropriados para a idade de cada criança.

Os bebés recém nascidos e que gatinhem, não necessitam sapatos. Necessitam apenas de botinhas flexíveis, meias espaçosas e quentes para manter os pés quentes e expulsar o suor, ou sapatos pré caminhada que não estabilizem demasiado os pés. Estes sapatos devem ser flexíveis e não oferecer demasiado apoio, e é muito importante que o sapato possua um formato largo e redondo como o pé da criança.
A criança pode e deve andar descalça em ambientes protegidos tal como dentro de casa.

Sapatos para bebés:
Os sapatos para bebés, dos 9 meses a 3 anos, devem permitir que o pé respire uma vez que os seus pés suam bastante. Evite os materiais sintéticos que não respirem.

Para bebés 9 a 18 meses, escolha uns sapatos mais subidos como uma bota ou meia bota, que acomoda melhor do que um sapato baixo.

A sola do sapato deve ser lisa como a palma de sua mão. Uma sola lisa significa menos fricção, assim o sapato não agarrará ao soalho, diminuindo a possibilidade que a criança caia. Escolha um sapato leve, uma vez que as crianças usam muita da energia para caminhar nesta idade. Os bebés podem e devem andar descalços num ambiente protegido tal como dentro de casa.

Sapatos para Crianças em Idade escolar:
O estilo e a acomodação são importantes para as crianças em idade escolar. Nesta idade, podem escolher de uma variedade de opções incluindo; sapatos, sandálias, calçado desportivo, etc.
Procure calçado com boa relação preço/qualidade, flexíveis e respiráveis, que permitem espaço para o crescimento. Se você tiver a dificuldade em encontrar calçado que acomode corretamente, ou se a criança desenvolver calos, dedos enrolados, ou outros problemas do pé, consulte um profissional de saúde como por exemplo um Podologista.


Formato e tamanho
As crianças são particularmente difíceis de trabalhar quando se trata da escolha do tamanho, procure lojas onde os pés da criança sejam medidos.

Dedos encolhidos


Os mais novos tendam a encolher os dedos dificultando a confirmação da acomodação, os mais velhos tendem a por a moda à frente da funcionalidade dizendo que o tamanho está bem (quando não está), só para levarem o sapato que mais gostam.Outra dificuldade é o fato dos seus pés estarem a crescer, e os pais sabendo disso, tendem a comprar sapatos demasiado grandes para permitir ao pé crescer e ao sapato durar mais tempo.

Devemos verificar se os dedos não ficam curvados dentro dos sapatos, o que causará desconforto e também impedirá o fortalecimento dos pé da criança, pois não poderá mover os dedos. Além do espaço na caixa dos dedos devemos verificar se os pés da criança assentam sem sair na parte mais larga do sapato e que o pé não escorrega no calcanhar.Devemos sempre fazer com que a criança fique de pé para verificar a acomodação.


Por vezes os pais tendem a comprar sapatos muito grandes aos filhos para compensar o crescimento, isto não é recomendado uma vez que poderá trazer lesões e desalinhamento no desenvolvimento dos pé e pernas da criança.



Conselhos de acomodação:


* Os pés de uma criança devem ser medidos cada 3 meses (assegurando desta forma a confirmação da necessidade de sapatos novas).
* Uma acomodação correta significa que deve existir um espaço igual à largura do polegar da criança entre a extremidade do sapato e o final do dedo do pé mais longo.
* O pé das crianças é direito, assim o sapato deve ser o mais reto possível junto da arcada medial (interna).
* O contraforte deve ser forte e estável de forma a evitar movimentos mediais/laterais.
* Os sapatos devem ser flexíveis na zona metatársica (maça do pé), onde o pé flete. Os sapatos não devem fletir aonde o pé não flete (exemplo: na área da arcada).
* Certifique-se de que os sapatos apresentam caixas dos dedos arredondadas para permitir aos dedos que se movam livremente.
* Os sapatos não devem necessitar de "moldar ao pé. Se o vendedor lhe mencionar isso o melhor é procurar uma loja com um vendedor especializado.
* Uma palmilha absorvente é útil, porque o pé pode suar muito – as crianças são muito ativas!
As crianças procuram sapatos de uma determinada marca, bonitos e com inovações tecnológicas, enquanto os pais tendem a comprar sapatos clássicos tendo maior atenção ao preço.

Para crianças que pratiquem desporto as necessidades são tão ou mais importantes que as de um atleta adulto. Um pé em crescimento, com os ossos em desenvolvimento necessita de apoio e estabilidade, tendo isto em mente é necessário conhecer todos os sapatos de criança.

A categoria criança é um termo mal atribuído pois esta categoria engloba; infantil, júnior, tênis, basquetebol, futebol, crosstrainning, etc., é importante lembrar que alguns sapatos de criança são miniaturas dos sapatos de adultos, possuindo as mesmas características que estes.

Só a preocupação pelo preço impede que os sapatos de criança sejam tão técnicos como os de adulto no entanto, os fabricantes estão cada vez mais a desenhar sapatos de criança com características semelhantes ás dos sapatos de adulto.

As crianças são particularmente difíceis de trabalhar quando se trata da escolha do tamanho. Os mais novos tendam a encolher os dedos dificultando a confirmação da acomodação, os mais velhos tendem a por a moda à frente da funcionalidade dizendo que o tamanho está bem (quando não está), só para levarem o sapato que mais gostam. Outra dificuldade é o fato dos seus pés estarem a crescer, e os pais sabendo disso, tendem a comprar sapatos demasiado grandes para permitir ao pé crescer e ao sapato durar mais tempo.

Acomodar crianças

Acomodar crianças é diferente de acomodar adultos na medida em que os pés da criança ainda não estão completamente desenvolvidos, por exemplo em alguns casos a arcada do pé não está ainda desenvolvida.

Isto não significa que a criança possui pés rasos, isto apenas acontece porque à medida que o pé se desenvolve os 26 ossos começam a desenvolver gradualmente para o lado medial criando a arcada longitudinal. a arcada aparece quando o tecido gordo começa lentamente a desaparecer, este tipo de informação é particularmente útil para os pais, evitando por vezes medos relativamente aos seus filhos.

O espaço na caixa dos dedos também é importante na acomodação de crianças.

Ao verificar o comprimento certo para crianças não devemos utilizar o nosso polegar como referência uma vez que a folga ideal será igual à largura da unha do polegar da criança.

Quando uma família compra sapatos para crianças deve ter em mente que os tipos de pés e problemas com eles relacionados são por vezes hereditários.

Durante os dois primeiros dois anos de vida os pés da criança são menos definidos, possuem mais cartilagem e tecido do que osso, que só começará o seu processo de ossificação mais tarde, no entanto, é já nesta idade que a criança começa a caminhar, desenvolvendo o seu ciclo biomecânico, pelo que necessita maior atenção relativamente à acomodação.

Devemos verificar se os dedos não ficam curvados dentro dos sapatos, o que causará desconforto e também impedirá o fortalecimento dos pés da criança, pois não poderá mover os dedos. Além do espaço na caixa dos dedos devemos verificar se os pés da criança assentam sem sair na parte mais larga do sapato e que o pé não escorrega no calcâneo.

Devemos sempre fazer com que a criança fique de pé para verificar a acomodação.

Por vezes os pais tendem a comprar sapatos muito grandes aos filhos para compensar o crescimento, isto não é recomendado uma vez que poderá trazer lesões e desalinhamento no desenvolvimento dos pés e pernas da criança.

A "American Podiatry Association" (associação dos podologistas Norte americanos) para ajudar os pais a terem certeza que os seus filhos terão tratamento devido para os pés publicou os seguintes conselhos :


• Não colocar os cobertores em cima dos pés das crianças na cama, limita-lhes os movimentos e pode retardar o desenvolvimento natural.
• Quando começarem a caminhar as crianças deverão ter uma consulta com um podologista.
• Verifique o tamanho dos sapatos constantemente certificando-se que possuem o suficiente para crescer, e procure desgastes anormais nos sapatos.
• Evite passar sapatos de uma criança para outra pois poderão estar viciados (modificados pelo padrão de desgaste da criança), e cada pé precisa de acomodação específica.
• Observe o seu filho a caminhar, se apontar os dedos para dentro, fora, tocar com os joelhos ou qualquer outro tipo de anomalia deverá ser verificada por um especialista.
• Cuidado na administração de medicação para fungos ou bolhas nos pés. A medicação forte poderá queimar ou magoar a pele.



Como comprar calçado para uma criança:

1. Procure que os pés do seu filho sejam medidos em comprimento e largura, por um especialista.

2. Um par de sapatos deve possuir uma folga igual à largura da unha do dedo polegar da criança.

3. Evite calçado sem atacadores, o calçado deve possuir velcros ou cordões/atacadores, só desta forma se consegue ajustar a pressão, evitando calçado demasiado justo ao pé.

4. Evite calçado com salto alto, o pé deve estar posicionado o mais natural possível (como se a criança estivesse descalça).

5. Procure calçado com uma sola flexível e estável, como por exemplo borracha ou espuma, os sapatos devem ser flexíveis na zona metatársica (maça do pé), onde o pé flete. Os sapatos não devem fletir aonde o pé não flete (exemplo: na área da arcada).

6. A caixa dos dedos deve ser redonda e possuir espaço suficiente para que a criança consiga mexer todos os dedos livremente.

7. Os pés de uma criança devem ser medidos cada 3 meses (assegurando desta forma a confirmação da necessidade de sapatos novos)

8. O pé das crianças é direito, assim o sapato deve ser o mais reto possível junto da arcada medial (interna).


9. O contraforte deve ser forte e estável de forma a evitar movimentos mediais/laterais


10. Os sapatos não devem necessitar de "moldar ao pé. Se o vendedor lhe mencionar isso o melhor é procurar uma loja com um vendedor especializado.



O desenvolvimento do pé das crianças:

O pé humano (uma das estruturas mais complicadas do corpo humano) possui 60,000 glândulas sudoríparas, 107 ligamentos, 38 articulações, 26 ossos e 2 sesamóides, 19 músculos e tendões (18 dos quais na sola do pé).


O Pé Infantil;
Os pés de uma criança crescem rapidamente durante o primeiro ano, alcançando quase metade do seu tamanho em adulto estima-se que durante os primeiros 10 anos da vida de uma criança os seus pés cresçam em média 34 tamanhos. Este crescimento não é constante, ocorre de forma irregular.

As arcadas dos pés de uma criança nem sempre se distinguem, isto não significa que a criança possua pé raso, esta aparência é devido ao aspecto “carnudo” do pé das crianças.

Ao longo do processo de desenvolvimento do pé da criança os ossos começam a desenvolver a base da arcada longitudinal, a arcada será distinguível à medida que o tecido gordo do pé, gradualmente se dissipa.

Durante os primeiros dois anos o pé da criança não está completamente definido, apresentando mais cartilagem e pele do que ossos, o processo de ossificação tardará alguns anos.


A Puberdade:
Os anos de puberdade são muito importantes para o desenvolvimento dos pés, é durante esta fase que os pés da criança crescem a um ritmo mais acelerado, apenas comparável aos primeiros dois anos de vida.

O ritmo de crescimento normal varia entre 2,5 cm a 5 cm por ano, durante a puberdade (que normalmente começa entre os 8 e os 13anos de idade), o pé adolescente pode crescer de 2,5cm a 15 cm por ano.



Tome nota:

O crescimento dos pés das crianças não é progressivo, mas sim irregular, se uma criança hoje calça o 27, não significa que o tamanho que vai calçar em seguida é o 28, poderá calçar dois ou mais tamanhos acima, este detalhe é importante especialmente para os pais que costumam comprar calçado para os filhos nas épocas de descontos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário