PODOLOGIA E REFLEXOLOGIA PODAL

Técnica em Podologia
Senac

Tecnóloga em Podologia (cursando)
Anhembi Morumbi

Reflexoterapeuta Podal
IOR (Instituto Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa).



.

.

" Curar QUANDO possível,

Aliviar QUASE sempre,

Apoiar SEMPRE."


Hipócrates
(460-377 a.C)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CALOS E CALOSIDADES

Tanto calos como calosidades nos pés estão relacionados à produção em excesso de células da pele. Essa é a camada superior de pele que a protege de lesões externas. Para calos e calosidades, essa produção é resultado de pressão intermitente do calçado e peso do corpo. A pele responde a essa pressão ficando mais grossa. O "engrossamento" da pele ajuda no começo, porém no decorrer do tempo ele se acumula e torna-se uma irritação. O aumento de massa da lesão resulta na elevação da pressão e desconforto.

Desenvolve-se um ciclo vicioso, o qual só é quebrado ao aliviar a pressão ou reduzir a lesão. Os calos geralmente estão nos dedos, e resultam da pressão do calçado. Calosidades geralmente estão nas áreas de sustentação do peso na superfície de baixo do pé (plantar), e resultam da sustentação do peso e/ou alinhamento anormal dos ossos metatarsais. Ambos os termos são expressões do mesmo tipo de lesão, cujo termo médico é hiperqueratose.

Tanto calos como calosidades podem ter um núcleo central mais profundo. Esse núcleo não é a "raiz" da lesão, no sentido que o removendo poderia-se prevenir a sua volta. O núcleo simplesmente é a área de maior pressão, geralmente correspondendo à proeminência do osso abaixo. Reduzindo com instrumentos cortantes e aplicando almofadas e tampões de acomodação, o médico alivia o desconforto e dissipa a pressão. A lesão voltará a menos que algo seja feito par aliviar permanentemente a pressão. O alívio permanente as vezes é obtido ao trocar o calçado, ortopédico, ou através de cirurgia para remover proeminências do osso e realinhar os ossos.
http://www.copacabanarunners.net/calos-pes.html

Calo da Borda Externa do Quinto Dedo ou Calo Duro
É dos calos frequentemente mais observados nos pés e é a consequência do posicionamento em garra do quinto dedo; conhecido como calo duro devido às particularidades físicas que apresenta.
Calo dos Joanetes
Resultado da pressão sobre a cabeça do primeiro metatarsal; origina o desvio lateral do pé.
Calo dos Dedos em Garra ou Martelo
Surgem na face dorsal das articulações interfalangeanas - entre dedos.
Calo Interdigital ou Calo Mole
Originado pela contínua atividade de uma articulação interfalangeana ou metatarso-falangeana contra as suas anexas ou adjacentes; apresenta-se como um núcleo escuro envolvido por uma auréola de coloração violácia; o ambiente úmido, comum na região interdigital mantém a lesão com aspecto mole e favorece a ulceração; por tal motivo motivo é denominado, calo mole. Incide com mais frequentemente no quarto espaço inter-digital.
Calo Sub-Ungueal ou Peri-Ungueal
Surge em consequência de pressões aplicadas nas estruturas que envolvem a unha ou na própria unha.
Calo do Sesamoide
Surge na região plantar devido principalmente ao sesamoide tibial do halux; é um dos calos mais dolorosos.
Os calos - formas e causas
No pé, logo abaixo do dedão, é o calo típico de quem tem joanete. Essa parte da pele do pé fica grossa e precisa ser constantemente lixada, o que não se recomenda quando a calosidade é dolorosa. A solução é cirúrgica.
O calo no quinto dedo do pé é resultado, muitas vezes, do joanete naquele dedinho.
A calosidade pode se formar logo abaixo do dedinho, sobre ele ou na lateral, onde a pele fica mais em contato com o calçado.
O aumento da base da falange do dedo pode gerar pressão exagerada da pele com o osso, causando calo entre um dedo e outro. O problema pode ser resolvido com cirurgia cortando o osso protuberante.
Sapato apertado pode causar deformidade nos dedos (dedos em garras), comuns em mulheres que usam sapato de salto alto e bico fino (o pé escorrega para a frente e pressiona os dedos). É quando se formam calos nas articulações sobre os dedos e até na planta do pé.
http://www.saudedospesacabeca.com/calosidades.html

SOL FAZ MUITO BEM À SAÚDE


Pois, é! Nos últimos anos falaram tão mal do sol que ele anda meio escondido. Geralmente essas questões médicas acabam tomando rumo ao exagero. Não resta a menor dúvida que a exposição exagerada ao sol sem proteção pode conduzir ao câncer e pele, mas na medida certa ele é fundamental à saúde de todos os seres vivos e do planeta superando inclusive os possíveis malefícios. O sol faz bem aos ossos, ao sistema imunológico, regula a pressão arterial, pode prevenir o diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer como as de mama, próstata, pulmão e intestino. Não há como negar! O maior benefício do sol é na ação antidepressiva. Quem não se alegra ao acordar e ver pela janela o sol brilhando no horizonte? Até os pássaros cantam com mais alegria num dia de sol.

As pesquisas mais recentes fortalecem o que já era sabido. Não basta o sujeito ingerir vitamina D. É necessária a exposição ao sol para metaboliza-la através da pele. Sem ele nada feito. A vitamina D age na multiplicação de certos tipos de células, na liberação de hormônios, na absorção de nutrientes e na manutenção do ritmo cardíaco.

Não são poucas as pesquisas comprovando a relação benéfica da vitamina D na prevenção de diversos tipos de câncer e estão pautadas em investigações simples e lógicas. Uma delas, liderada pelo médico Johan Moan da Universidade de Oslo comparou os níveis da vitamina D no sangue dos habitantes de países dos hemisférios Norte e Sul. Entre os do hemisfério Norte, onde o sol se esconde na maioria dos dias, as quantidades chegam a ser um quinto menos que os do Sul e a incidência de câncer de próstata, mama, pulmão e intestino chega a ser o dobro também lá no Norte do planeta.

O mais conhecido benefício da vitamina D é na absorção do cálcio pelos ossos no processo de construção a partir das células chamadas de Osteoblastos que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea. A pouca existência da vitamina associada a outros fatores de demolição e/ou enfraquecimento ósseo estimula as células conhecidas por Osteoclastos com estreita relação com a osteoporose. É sabido que a prática do exercício físico com relativo impacto mais a exposição ao sol são eficientes atitudes na prevenção da osteoporose. Quanto ao controle da pressão arterial deve-se à síntese do hormônio renal renina através da presença da vitamina D cujos níveis adequados também tem ação na prevenção do diabetes tipo 2 porque ajuda a liberar a insulina, hormônio pancreático. É um erro pensar que hipertensos e diabéticos não possam se expor ao sol.

Um dos motivos que os idosos estão mais sujeitos às doenças citadas é por não tomarem sol, seja pela impossibilidade de sair de casa ou por terem medo dos exageros que falam a respeito do sol.

O sistema imunológico fica fortalecido com a presença do sol e isso não precisa pesquisa para comprovar. As doenças respiratórias são mais comuns no inverno, razão pela qual o calendário de vacinação contra a gripe ocorre pouco antes de começar a estação fria e sem sol.

É bem verdade que em Medicina e Ciência muita coisa é discutível, mas outras, por existirem tantas provas, passam a ser bem estabelecidas. Uma delas é a depressão, entre outros fatores, estar associada à falta de endorfinas que é um hormônio natural que está prontinho para ser liberado no cérebro bastando fazer atividade física e expor-se ao sol. Em países onde o astro aparece pouco como na Inglaterra o índice de depressão é relativamente alto porque as pessoas não se animam a sair de casa e com isso socializam-se pouco. Quando saem é para beber em ambientes fechados, mas não é a bebida o fator desencadeador da depressão. No Rio de Janeiro as pessoas também saem para beber, mas tem sol praia, dá vontade de pedalar, correr, nadar, caminhar e namorar. O melhor antidepressivo está dentro do corpo, mas precisa do astro rei para estimular.


Não precisa muito. Bastam alguns preciosos minutos ao sol todo dia para fazer bem à saúde. Quem deseja um bronzeado seguro pode ficar mais horas desde que use o protetor solar adequado ao tipo e cor de pele. As pessoas mais claras têm mais dificuldade de bronzear e devem usar fator de proteção 30. Os negros têm uma proteção natural, a melanina que dá cor à pele, dificultando a absorção da radiação solar e por isso podem e devem se expor mais ao sol com fator de proteção menor para estimular a vitamina D. A natureza diz o quanto é suficiente e se a intensidade do sol está ou não adequada. Basta ver se os seus cachorros estão no sol. Se estiverem fique também.

http://www.copacabanarunners.net/sol.html

O PODER DA ÁGUA


Você sabia que muitas pessoas têm problemas de saúde provocados pela falta de água no organismo? Mas, sem saber, vivem tomando remédios, gastando dinheiro e se intoxicando com drogas, tentando curar esses problemas, sem conseguir, é claro. Precisam de água e não de remédios. Somente tomando bastante água poderão resolver seus problemas de saúde. Será que você está entre as pessoas que bebem pouca água?

Beber bastante água
O seu corpo é formado de 65 % de água. E essa água precisa ser renovada continuamente, a cada hora. Todo funcionamento do seu organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, os rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. Quando falta ou existe pouca água no corpo, todo o organismo fica prejudicado. Beber bastante água todos os dias, faz com que o organismo fique mais equilibrado, mais resistente, funcionando melhor em todas as suas áreas, e também contribui para a cura de qualquer problema de saúde existente.

Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Falta de água é o fator nº 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males.

Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa.

Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

Os prejuízos causados por beber pouca água
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Você conseguiria fazer uma limpeza em sua casa com apenas 1 ou dois copos de água? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças.

A quantidade de água que você deve beber por dia
Você deve beber de 2 a 4 litros de água por dia (8 a 16 copos). Nunca menos de 2 litros (8 copos). A quantidade depende da temperatura do dia, da atividade que você realiza, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra. De qualquer forma, nunca pode ser menos de 2 litros por dia.
Como saber se a quantidade de água que toma é suficiente?
Existem dois sinais fáceis para você saber se a quantidade de água que bebe está suficiente: 1 - A quantidade de urina que você elimina. 2 - A cor da sua urina. Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, transparente como água. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água, mesmo que esteja bebendo 2 litros por dia. É sinal que você precisa de mais, quem sabe, 3 ou 4 litros.

Como tomar água?
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Bebe um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar a noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de tomá-la. Aos poucos você vai se acostumando até não mais esquecer e sentir falta dela.

Têm que ser água?
Sim, têm que ser água. A água é o líquido ideal para a hidratação do organismo e não deve ser substituída por outros líquidos, tais como refrigerantes, chás e sucos.
Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Falta de água é o fator nº 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderia aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males. Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar uma tela de computador ou uma página impressa. Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

Conclusão
Entenda a importância de beber 2 a 4 litros de água por dia. Sua saúde vai mudar. Muitos problemas que você sente poderão desaparecer somente por você passar a beber a água que seu organismo precisa. Tome a decisão: vou beber 2 a 4 litros de água por dia. Vou beber 1 copo de água de uma em uma hora, mesmo que não tenha sede. Vou manter meu corpo bem hidratado. Água é vida. Água é defesa. Água é desintoxicação. Água é boa disposição. Água é saúde.


http://br.geocities.com/amachi_17/poderagua.htm