PODOLOGIA E REFLEXOLOGIA PODAL

Técnica em Podologia
Senac

Tecnóloga em Podologia (cursando)
Anhembi Morumbi

Reflexoterapeuta Podal
IOR (Instituto Osni Tadeu de Reflexologia e Pesquisa).



.

.

" Curar QUANDO possível,

Aliviar QUASE sempre,

Apoiar SEMPRE."


Hipócrates
(460-377 a.C)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CALOS E CALOSIDADES

Tanto calos como calosidades nos pés estão relacionados à produção em excesso de células da pele. Essa é a camada superior de pele que a protege de lesões externas. Para calos e calosidades, essa produção é resultado de pressão intermitente do calçado e peso do corpo. A pele responde a essa pressão ficando mais grossa. O "engrossamento" da pele ajuda no começo, porém no decorrer do tempo ele se acumula e torna-se uma irritação. O aumento de massa da lesão resulta na elevação da pressão e desconforto.

Desenvolve-se um ciclo vicioso, o qual só é quebrado ao aliviar a pressão ou reduzir a lesão. Os calos geralmente estão nos dedos, e resultam da pressão do calçado. Calosidades geralmente estão nas áreas de sustentação do peso na superfície de baixo do pé (plantar), e resultam da sustentação do peso e/ou alinhamento anormal dos ossos metatarsais. Ambos os termos são expressões do mesmo tipo de lesão, cujo termo médico é hiperqueratose.

Tanto calos como calosidades podem ter um núcleo central mais profundo. Esse núcleo não é a "raiz" da lesão, no sentido que o removendo poderia-se prevenir a sua volta. O núcleo simplesmente é a área de maior pressão, geralmente correspondendo à proeminência do osso abaixo. Reduzindo com instrumentos cortantes e aplicando almofadas e tampões de acomodação, o médico alivia o desconforto e dissipa a pressão. A lesão voltará a menos que algo seja feito par aliviar permanentemente a pressão. O alívio permanente as vezes é obtido ao trocar o calçado, ortopédico, ou através de cirurgia para remover proeminências do osso e realinhar os ossos.
http://www.copacabanarunners.net/calos-pes.html

Calo da Borda Externa do Quinto Dedo ou Calo Duro
É dos calos frequentemente mais observados nos pés e é a consequência do posicionamento em garra do quinto dedo; conhecido como calo duro devido às particularidades físicas que apresenta.
Calo dos Joanetes
Resultado da pressão sobre a cabeça do primeiro metatarsal; origina o desvio lateral do pé.
Calo dos Dedos em Garra ou Martelo
Surgem na face dorsal das articulações interfalangeanas - entre dedos.
Calo Interdigital ou Calo Mole
Originado pela contínua atividade de uma articulação interfalangeana ou metatarso-falangeana contra as suas anexas ou adjacentes; apresenta-se como um núcleo escuro envolvido por uma auréola de coloração violácia; o ambiente úmido, comum na região interdigital mantém a lesão com aspecto mole e favorece a ulceração; por tal motivo motivo é denominado, calo mole. Incide com mais frequentemente no quarto espaço inter-digital.
Calo Sub-Ungueal ou Peri-Ungueal
Surge em consequência de pressões aplicadas nas estruturas que envolvem a unha ou na própria unha.
Calo do Sesamoide
Surge na região plantar devido principalmente ao sesamoide tibial do halux; é um dos calos mais dolorosos.
Os calos - formas e causas
No pé, logo abaixo do dedão, é o calo típico de quem tem joanete. Essa parte da pele do pé fica grossa e precisa ser constantemente lixada, o que não se recomenda quando a calosidade é dolorosa. A solução é cirúrgica.
O calo no quinto dedo do pé é resultado, muitas vezes, do joanete naquele dedinho.
A calosidade pode se formar logo abaixo do dedinho, sobre ele ou na lateral, onde a pele fica mais em contato com o calçado.
O aumento da base da falange do dedo pode gerar pressão exagerada da pele com o osso, causando calo entre um dedo e outro. O problema pode ser resolvido com cirurgia cortando o osso protuberante.
Sapato apertado pode causar deformidade nos dedos (dedos em garras), comuns em mulheres que usam sapato de salto alto e bico fino (o pé escorrega para a frente e pressiona os dedos). É quando se formam calos nas articulações sobre os dedos e até na planta do pé.
http://www.saudedospesacabeca.com/calosidades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário